Manual do editor

Como começar

Partimos do princípio que já sabes abrir o editor. Se não, é melhor voltar a trás e ler o artigo Olá. Já deves também ter lido o separador “Publicações” no Manual do utilizador. Se não leste, vai lá que eu espero.

Editor

Vamos então concentrar-nos na parte essencial do formulário – o conteúdo:
Ao começar ( e durante a escrita) podes selecionar o tipo de letra, desde o:

Título 1

até ao

Parágrafo – esta é a seleção por defeito, passando por 6 dimensões de títulos. Qualquer dos tipos de letra pode ser usado no interior do texto, mas aplica-se a todo o parágrafo.

Depois, na barra de dição encontras os instrumentos mais comuns de escrita e formatação, tendo em atenção que o símbolo mais à direita abre uma linha que pode estar escondida.

Imagens e vídeos podem ser inseridos em qualquer parte do texto, clicando o botão “Adicionar multimédia” mas atenção: os vídeos podes atrasar muito o carregamento do artigo, pelo que, se for viável, é mais prático inseri-los com link.

Teoricamente podem ser introduzidos muitos links, contudo, para proteger o site contra spam, foi decidido limitar estes artigos a um máximo de 2 links. Tentarei encontrar solução alternativa para poderes acrescentar mais, talvez numa reedição.

Selecionar a dança

Podes sempre, neste campo, selecionar as danças que quiseres, mas deves usar bom senso.

Este recurso serve para facilitar o acesso e consulta a instruções, demonstrações ou qualquer nota importante sobre qualquer dança. Usar este filtro com artigos doutra natureza, mesmo interessantes, vai confundir, e obrigar a limpeza posterior.

Se publicares sobre uma dança seleciona-a, senão deixa em branco

Selecionar ou criar etiquetas

Aqui tens total liberdade. As etiquetas são palavras usadas para cómoda e rapidamente encontrar qualquer artigo no site se houver muitas publicações. Não vale a pena usar palavras muito comuns, que nada ajudam a selecionar, “dança”, “passos”, “música”, por exemplo, nem outras de que esqueças e fiquem só a atravancar uma lista. è um recurso que pode sempre ser usado mais tarde, se sentires necessidade disso.

Publicado

Tal como viste no manual do utilizador, todos os artigos serão publicados logo após serem submetidos. Podes, no entanto, escolher outra solução entre as disponíveis neste quadro:

  • Publicado – Publicação normal e imediata
  • Rascunho – Para guardar e publicar mais tarde
  • Agendado –Para escolher uma data futura de publicação
  • Publicação privada – Para só ser visível na área restrita
  • Trash – Para eliminar

Nota final

Não tenhas medo de publicar seja o que for. Se sair mal, podes sempre voltar a abrir e corrigir (ou pedir ajuda). Se, mesmo assim não gostares, APAGAR resolve a questão.


Fechar

Leave a Comment